Adriana Leitão Martins

Teoria Gerativa Sintaxe Aquisição e perda da linguagem
Traços linguísticos de aspecto Aquisição linguística de aspecto Comprometimento linguístico de aspecto em indivíduos com patologias de linguagem.

Professora Associada do Departamento de Linguística e Filologia na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nessa mesma instituição, atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português / Inglês (2003), mestrado em Linguística (2006) e doutorado em Linguística (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de sintaxe, com ênfase no conhecimento linguístico de sujeitos com patologias linguísticas, de crianças adquirindo linguagem e de indivíduos adquirindo L2, e atuando principalmente com a investigação da categoria linguística de aspecto. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, encontra-se ligada às linhas de pesquisa Gramática na Teoria Gerativa, com projeto de pesquisa intitulado "Traços de aspecto na faculdade da linguagem e suas realizações linguísticas", e Linguagem, Mente e Cérebro, com projeto de pesquisa intitulado "Déficits sintáticos em pacientes com patologias da linguagem".