Christina Abreu Gomes

; Linguística Histórica e Teoria e Análise Linguística
Linguística funcional centrada no uso; Mudança linguística Construcionalização e mudanças construcionais gramaticalização e lexicalização adverbiaisordenação

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) , doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), pós-doutorado na University of York, UK (2004). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação e Mudança, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística e, mais recentemente, a aquisição de língua materna, com foco na emergência de padrões fonológicos e morfológicos variáveis do português brasileiro.