Diogo Pinheiro

Gramática de Construções Linguística Cognitiva Linguística Baseada no Uso
Representação mental do conhecimento linguístico
Produtividade parcial das construções gramaticais
Interação item-construção relações entre construções em uma rede construcional
Semântica cognitiva e operações de construal (conceptualização)
Ponto de vista e organização figura-fundo em semântica cognitiva

Diogo Pinheiro tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da UFRJ, onde atua tanto em nível de graduação quanto no Programa de Pós-graduação em Linguística. Como pesquisador, sua atuação se concentra nas áreas de Gramática de Construções e Linguística Cognitiva. Do ponto de vista teórico, tem dois grandes interesses: de um lado, pesquisar a pertinência de um modelo de gramática que seja, ao mesmo tempo, construcionista e baseado-no-uso; de outro, explorar as possibilidades do arcabouço da semântica cognitiva (“construal”, imagética convencional, Teoria dos Espaços Mentais, etc.) para a compreensão do polo semântico das construções gramaticais. Seu projeto de pesquisa atual – intitulado “Produtividade construcional: investigando a criatividade linguística à luz da Gramática de Construções” – se debruça sobre os mecanismos que regulam as possibilidades de combinação entre diferentes construções gramaticais (e, em última instância, decidem quais enunciados são ou não possíveis em uma dada língua). Tem publicado artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais, e é um dos organizadores da obra “Linguística Cognitiva em foco: morfologia e semântica”.