Gean Damulakis

Teoria Gerativa FonologiaVariação e Mudança
Línguas Macro-Jê Análise formal da variação fonológica Interface fonologia/morfossintaxeReconstrução fonológica de protolínguas

Resumo do currículo:Gean Damulakis possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Alemão (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. É pesquisador associado do Museu Nacional/UFRJ. Tem experiência nas áreas de ensino de Língua Alemã, Língua Portuguesa e Linguística, e desenvolve pesquisa em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, variação intra- e interlinguística, português, alemão e línguas indígenas, sobretudo línguas Macro-Jê. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, suas pesquisas encontram-se ligadas às linhas de Gramática na Teoria Gerativa e de Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras, com projeto de pesquisa que focaliza a área de fonologia, sobretudo nos aspectos referentes às teorias fonológicas.