Kristine Stenzel

Análise Funcional-Tipológica Descrição e Documentação de Línguas Ameaçadas
Línguas indígenas do noroeste amazônica
Tópicos diversos de análise fonológica, morfológica, sintática e semântica
Investigação sociolinguística em regiões multilíngues.

Professora Associado II do Departamento de Linguística e Filologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (nota 6 CAPES). Graduou-se com Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1984), fez Mestrado (2002) e Doutorado (2004) em Linguística na Universidade de Colorado Boulder, EUA. Desenvolveu projetos de Pós-doutorado no Museu Nacional/UFRJ (2005-2007, bolsa CNPq) e na Universidade de Colorado (2014-2015, bolsa de Estágio Senior da CAPES). Desenvolve pesquisa nas áreas de análise funcional-tipológica, descrição e documentação de línguas indígenas amazônicas, com foco especial em línguas da família Tukano Oriental. Outros áreas de interesse incluem linguística interacional, questões de contato linguístico, multilinguismo e sistemas regionais multilíngues, mudança sociolinguística e estudos comparativos, com atenção maior na região do Alto Rio Negro no noroeste amazônico.