Lilian Ferrari

Descrição e Documentação de Línguas Ameaçadas
Construções Gramaticais
Dêixis Atos de Fala Discurso Reportado

Resumo do currículo: Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela University of Southern California, Los Angeles/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociolinguística (variação linguística e redes sociais) e atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva. Sob a ótica da Teoria dos Espaços Mentais e da Gramática de Construções, investiga atualmente as relações entre estrutura linguística e significado pragmático, a partir do projeto “Espaços mentais, condicionalidade e (inter)subjetividade” (CNPq). É coordenadora do LINC – Grupo de Pesquisas em Linguística Cognitiva (http://www.grupolinc.com.br), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ. No âmbito do LINC, desenvolve pesquisas sobre o português brasileiro e o inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado sobre construções complexas (em especial, construções condicionais e construções completivas), construções com inversão de sujeito e dêiticos sociopessoais. É autora e co-autora de várias publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros “Espaços mentais e construções gramaticias: do uso linguístico à tecnologia” (Rio de Janeiro, Imprinta, 2009, org.) e “Introdução à Linguística Cognitiva” (São Paulo: Contexto, 2011).