Maria da Conceição Paiva

Sociolinguística
Perfil sociolinguístico da fala
Construções Causais por (det) N + de: um estudo diacrônico

Resumo do currículo: A pesquisadora possui graduação em português/iglês pela Faculdade de Letras de São João Del Rei (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Trabalhou na Univesidade Federal de Juiz de fora e, atualmente, é prof. do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo membro integrante do grupo PEUL, desde 1980. Tem experiência na área de Sociolingüística e Dialetologia e de análise lingüística de orientação funcionalista. Atua principalmente na área de variação e mudança lingüísticas, abordando temas como mudança fonológica, gramaticalização, ordenação de constituintes, principalmente dos circunstanciais locativos e temporais. No momento, dedica-se à análise das mudanças no quadro de conectores causais do português, através de uma análise diacrônica.