Maria Maura Cezario

Linguística Funcional
Advérbios e locuções adverbiais temporais e aspectuais
Ordenação vocabular Estudos diacrônicos Mudanças semânticas e sintáticas

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1996 e atualmente está na categoria Adjunto IV. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, funcionalismo, iconicidade, verbos transitivos, oração substantiva e ordenação de adverbiais temporais. Possui Bolsa de Pesquisa do CNPq- Nível 2. Recebeu o prêmio Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ (edital 2008).