Professora Emérita Miriam Lemle (IN MEMORIAM)

Teoria Gerativa
Processamento e Representação da Linguagem no Cérebro.
Relações entre Léxico e Sintaxe
Morfologia DistribuídaNeurolinguística

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), mestrado em Linguística pela University of Pennsylvania, USA (1965) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Fez pós-doutorado no MIT, USA (1985) e é Livre Docente pela UFRJ (1987). Atualmente é Professor Titular, Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório LIFSS – Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica. Tem experiência na área de Linguística, na linha de Gramática Gerativa. Está atuando como professora, orientadora e pesquisadora principalmente em temas voltados para a especificação dos mecanismos de interface entre a sintaxe e a semântica.