Tania Clemente de Souza

Teoria e análise Linguística
Análise de Discurso
Morfologia
Sintaxe e ergatividade em línguas indígenas
Fonologia do português e análise de discurso do verbal e do não-verbal

Possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pela Universidade Paris 7 (1996). Atualmente, é professora associada (III) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas desde 1981. É professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense e foi professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (2002-2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal. É líder de vários projetos de pesquisa subsidiados por diferentes editais (CNPq e FAPERJ). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Labedis, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Edita a Revista Policromias – Estudos do Discurso, Imagem e Som, com publicação de artigos de renomados autores nacionais e internacionais. Com bolsa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desenvolve o projeto Fundo documental Curt Nimuendajú.