Vera Paredes

Sociolinguística Linguística Funcional
Referência Pronominal
Motivações funcionais para a variação linguística
Relações fala-escrita Gêneros de discurso

Possui Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Georgetown, EUA, Estados Unidos, na área de dicurso. Ano: (1994). Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: relações fala-escrita, gêneros de discurso,variação linguística, sujeito, pronomes.