Diego de Oliveira

Modelos Funcionais Baseados no Uso Variação e Mudança Linguística Gramática de Construções língua russa
Gramática de Construçõesestudos comparados entre russo e português descrição e análise da língua russa variação e mudança tradução

Possui doutorado (2017) e mestrado (2008) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação (2005) em Letras Português-Russo pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto de língua russa no Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de graduação em Letras Português-Russo, coordenador do SLAV - Núcleo de Estudos em Eslavística, editor responsável pela SLOVO - Revista de Estudos em Eslavística, e membro do PEUL - Programa de Estudos sobre o Uso da Língua na UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos Modelos Baseados no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática de Construções, estudos comparados entre russo e português, descrição e análise da língua russa, variação e mudança, tradução.